segunda-feira, 28 de março de 2011

Departamento de Esportes de São Miguel defini Organização do XI Jogos da Criança com os Professores de Educação Fisica

O Departamento de Esporte realizou no último dia 25 de março nas dependências do Centro Cultural,uma reunião com os professores de Educação Fisica para discutir a Organização e as regras dos XI Jogos da Criança. O Diretor de Esportes Carlos Henrique Guilhen, acompanhado pela Silvana e a Neide Noveli conduziram a reunião para buscar a melhor maneira de realizar os jogos juntos com esses profissionais.
Com a participação das escolas:
Colégio Ativa,
Colégio Indígena Teko Menoingo
Escola Vitorino Barbiero
Escola Raineri de Matia – Cacic
Escola Anita Garibaldi – Aurora
Escola Osório
Escola La Salle – Sta Rosa
Escola Artur Cardoso – São Jorge
Escola Henrique Ghellere
Escola José Fco de Oliveira
Escola Ipiranga
Escola Serafim Machado
Escola Pequeno Príncipe
Colégio L” Hermitage Nossa Senhora de Fátima

I - Objetivos

Os XI Jogos da Criança tem como objetivo difundir e incentivar a prática esportiva nas diversas faixas etárias, favorecendo a socialização entre escolas municipais e particulares.

II- Organização e Realização

Os XI Jogos da Criança é uma promoção da Departamento de Esporte.
Os jogos serão realizados de 03 a 11 de outubro/11, em comemoração ao Dia da Criança. Serão fornecidas aos participantes a tabela dos jogos com categoria, horário e local.

III- Participação

Poderão participar dos XI Jogos da Criança, alunos de ambos os sexos, pertencentes a rede municipal e particular de ensino, divididos nas seguintes categorias:

a)- Categoria A nascidos no ano 2000 e 2001 – 10 e 11 anos

b)- Categoria B nascidos no ano 2002 e 2003- 08 e 09 anos

Modalidades individuais

ATLETISMO – Classe A – Fem/Masc ATLETISMO – Classe B - Fem/Masc.

. 50 metros . 50 metros

. 200 metros . 200 metros

. Salto em extensão . Salto em extensão

. Salto em altura . Salto em altura

. Lançamento Pelota . Lançamento de Pelota

. Bambolê feminino . Bambolê feminino

. Dominó . Dominó

. Trilha . Trilha

. Dama . Dama

. Xadrez Xadrez

. Pular corda individual Pular corda individual

Obs: essas modalidades não tinham, foram incluidas por sugestão dos professores que participaram da reunião em decisão unânime.

Modalidades coletivas – Fem/masc.

. Queimada . Queimada feminina

. Futsal . Futsal

IV- Inscrições

Cada escola poderá inscrever 03(três) atletas em cada prova individual e uma equipe nas modalidades coletivas de cada categoria.
O aluno deverá estar inscrito em duas(individual e uma coletiva.
O congresso técnico será dia 12 de setembro de 2011, às 14 horas, no Centro Cultural Avelino Vieira, sendo este também o último prazo para a entrega das inscrições, em ficha padrão constando a modalidade, o nome e a data de nascimento dos atletas, assinada pelo diretor ou responsável.

V- Da Premiação

As modalidades serão premiadas com medalhas de 1º, 2º e 3º lugares.

VI- Normas de Desenvolvimento / Forma de Disputa

Modalidades Individuais

.50 metros: baterias de 05 atletas (sorteados), classificando os dois melhores de cada bateria em ordem de chegada para a semi-final ou final.
.200 metros: baterias de até 08 atletas (sorteados), classificando-se os dois melhores de cada bateria em ordem de chegada para a final. Nas baterias e na final o percurso será de 200 metros cada.
.Salto em distância: O participante terá duas (02) tentativas e poderá correr a distância que quiser e saltar onde quiser. É o salto em distância natural.
.Salto em altura: o participante terá 02 (duas) tentativas em cada salto e poderá correr a distância que quiser e saltar de onde quiser desde que a impulsão seja feita somente com um dos pés (poderá utilizar a técnica tesoura). O salto será considerado válido, quando o atleta não derrubar o sarrafo.
.Lançamento de pelota: o participante poderá correr até 15 metros para fazer o lançamento, e o peso da pelota é de 250g para ambos os sexos.
.Dominó: Por sorteio e eliminatória simples. Inicia-se o jogo com 7 peças para cada aluno, quem tiver o maior “dobre” (ambos os lados iguais), iniciará o jogo. O aluno que não tiver a peça para jogar deverá comprar, e caso as peças tenham terminado passa a vez de jogar para seu adversário. Quem terminar as peças primeiro será considerado vencedor. Caso o jogo for trancado, vence quem tiver menos pontos em suas peças.
.Trilha: Por sorteio e eliminatória simples. Inicia-se o jogo com nove peças para cada aluno. Joga-se par ou impar para saber quem inicia o jogo. Cada vez que fizer trilha captura-se uma peça do adversário, desde que esta não esteja em trilha (três pedras numa linha). A trilha poderá ser aberta e fechada quantas vezes o jogador quiser. Quando tiver com somente três peças poderá pular para qualquer ponto do tabuleiro. Será considerado vencedor quem conseguir deixar o adversário com duas peças, ou imobilizar todas as peças do adversário.
.Dama: Por sorteio e eliminatória simples. Joga-se par ou impar para saber quem jogará com as peças brancas, estas iniciarão o jogo. Inicia-se o jogo com 12 peças para cada jogador, a peça deve andar somente para frente, uma casa de cada vez. Numa mesma jogada, se o jogador tomar uma peça para frente, tendo chance, também poderá tomar peças para trás. Quando uma peça atingir a oitava linha do tabuleiro será promovida à Dama. A Dama poderá se movimentar para frente ou para trás, quantas casas quiser. A tomada da peça é obrigatória, existe o “sopro”. Aquele que conseguir eliminar todas as peças do adversário ou bloqueá-las de maneira tal que não possa mais movimentar-se será o vencedor. Se no tabuleiro restar apenas DAMAS, após 20 lances sucessivos será considerado vencedor quem tiver maior número de damas. Se persistir o empate será realizada uma nova partida. Peça come dama e dama como peça.
Xadrez: Por sorteio e eliminatória simples. Joga-se par ou impar para saber quem jogará com as peças brancas, estas iniciarão o jogo. Peça tocada e peça jogada, a não ser que seja impossível jogar com a peça. Não e permitido voltar lances.
Terá um limite máximo de 30 (trinta) minutos para as partidas xadrez, estando o jogo empatado deverá ser contado as peças que restam no tabuleiro.
Se um jogador não conseguir movimentar suas peças e não estiver em xeque, a partida está empatada, e haverá uma nova partida.

OBS: Caso tiver mais de um participante representando a Escola, na 1º rodada eles não poderão se confrontar.
Bambolê: Será realizado em forma de torneio, iniciando a disputa todas ao mesmo tempo, devendo depois de 10 (dez) minutos, as finalistas realizar evoluções determinadas pela comissão organizadora (andar para frente, para trás, para os lados, girar, correr, dançar, rebolar, etc...).
Pular corda individual: Será realizado em forma de torneio, iniciando a disputa todas ao mesmo tempo, devendo depois de 08 (oito) minutos, os finalistas realizar evoluções determinadas pela comissão organizadora (andar para frente, para trás, para os lados, girar, correr, pular com a corda cruzada etc...).

Modalidades Coletivas
Queimada: Cada equipe será composta de 10 (dez) elementos, mas poderão inscrever 12, sendo dois reservas, os quais terão 01(uma) vida para cada um.
Os elementos que foram sendo “queimados”, ocuparão as linhas laterais podendo “queimar” ou passar a bola.
Os atletas não deverão pisar nas linhas demarcatórias da quadra quando for lançar a bola.
Para marcar ponto, a equipe deverá lançar a bola no adversário, sem que a mesma:
.tenha picado antes;
.tenha tocado apenas o cabelo;
.seja recuperada por outro elemento de qualquer equipe que esteja jogando (salvar).
.caso a bola encoste em mais de um elemento da equipe, todos serão considerados “queimados”.
.Futsal: Cada equipe será composta por 08 (oito) elementos, sendo que os jogos serão regidos pelas regras oficiais.
.Queimada e Futsal: Até 5 (cinco) participantes: chave única.
6 (seis) ou + participantes: chave de 3 (três).
Classifica-se 01 (uma) equipe em cada chave.

VII- Duração dos Jogos:
Futsal: 16 minutos diretos - 2 (dois) tempos de 8 (oito) minutos, com intervalo de 1 (um) minuto.
Queimada: 10 (dez) minutos diretos, sem virada ou até que todos da equipe sejam eliminados.

VIII- Critério de Desempate
.Futsal: cobrança de 3 penalidades para cada equipe e persistindo, 1 penalidade alternada até que haja vencedor.
.Queimada: prossegue o jogo até obter um vencedor.

IX- Arbitragem
A arbitragem será feita por professores ou pessoas designadas pela comissão organizadora.

XI - Disposições Gerais

.As modalidades serão disputadas de acordo com as regras oficiais.
Caso a escola não compareça em alguma modalidade que estiver inscrita, será automaticamente desclassificada da mesma.
.Todo o atleta inscrito nos jogos, deverá estar regularmente matriculado e freqüentando o ensino regular, observando-se a idade das categorias e cursando até a 4ª série ou 5º ano do 1º grau.
.Diretores e professores serão responsáveis pelos dados fornecidos e por seus alunos.
A Comissão Organizadora não se responsabilizará por danos ou acidentes que possam ocorrer antes, durante e após as competições.
Todos os casos omissos serão resolvidos pela comissão organizadora.

S.C.E.T. – Depto Esp./SMI - 2011

Reportagem e fotos: Valdir Pereira

Um comentário: