sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Paraná vai inaugurar seis pistas de atletismo este ano afirma o Secretário Estadual de Esporte Evandro Rogério Roman

O Paraná terá prontas este ano até 6 das 24 pistas de atletismo previstas para os programas da área de esporte do Governo do Estado, sob a responsabilidade da Secretaria de Estado do Esporte. O anúncio é do secretário estadual de Esporte, Evandro Rogério Roman, em apresentação da metodologia do Miniatletismo ao governador Beto Richa, nesta sexta-feira (10/8), no Palácio Iguaçu. Das seis pistas previstas para este ano, três estão confirmadas: em Ponta Grossa, Paranavaí e Cascavel, com recursos do Tesouro do Estado, assim com uma quarta pista, em Apucarana, provavelmente também inaugurada até dezembro. As outras duas, em Curitiba e Londrina, são em parcerias com o Ministério do Esporte e as universidades Federal do Paraná e Estadual de Londrina, respectivamente. Nesse primeiro momento de implantação do Miniatletismo deverão ser aproveitadas outras 18 pistas em mais 18 municípios localizados em todas as regiões do Estado, de modo a facilitar a participação do maior número possível de crianças e adolescentes.
“Esse nosso projeto para o atletismo está amadurecido. Já percorremos o Estado em trabalho com os municípios para o desenvolvimento da modalidade. Também incluímos o maior número de secretarias estaduais para não errarmos na execução. Optamos pelo atletismo por ser uma modalidade que desperta interesse em todas as classes sociais, de modo especial nas de menor renda, as que mais precisam do apoio do governo. Queremos ser a Jamaica e o Quênia no Brasil”, brincou Evandro Roman, em comparação ao desempenho internacional desses dois países nas competições internacionais da modalidade.
O fato de a metodologia de Miniatletismo atender principalmente as camadas mais vulneráveis da população foi enaltecido pelo governador Beto Richa. “Precisamos de trabalhos dessa natureza que contribuam com o desenvolvimento de nossa sociedade, começando pelo aspecto saúde. O envolvimento também das nossas faculdades é um forma de valorizá-las”, reconhece o governador, ao constar a participação de 24 delas, além das secretarias de Educação, da Ciência e Tecnologia e da Criança.
MINIATLETISMO - O objetivo do Miniatletismo, uma metodologia aplicada à modalidade, é despertar o interesse na prática esportiva. Organização inovadora e eventos darão condições às crianças (7 a 12 anos) de descobrirem as atividades básicas: velocidade, corridas de resistência, saltos, arremessos e lançamentos em qualquer lugar (estádio, playground, ginásio, rua, praça). Com as pistas, elas vão aprimorar o desempenho em várias provas, juntando-se aos atletas maiores.
São parceiros também a Federação Paranaense de Atletismo e a Confederação Brasileira de Atletismo. O método foi desenvolvido pela Confederação Internacional de Atletismo. Com o trabalho em pleno funcionamento, o Paraná será o quinto estado brasileiro a promover o atletismo. Hoje já trabalham com a modalidade em programas contínuos os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Ceará.
Participaram da apresentação do projeto ao governador representantes de vários municípios e instituições comerciais e de ensino, entre elas o senador por Rondônia Assis Gurgaz, fundador da FAG, em Cascavel, e o diretor-presidente da Coopavel (Cooperativa Agroindustrial de Cascavel), Dilvo Grolli.

Fonte: Agência de Noticias Governo do Paraná

Nenhum comentário:

Postar um comentário