quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Duplicação da 277 entre Medianeira e Matelândia finalmente teve inicio

As obras da duplicação da BR 277, entre Medianeira e Matelândia, iniciaram finalmente. As empresas contratadas pela concessionária Ecocataratas já iniciaram a instalação da sinalização de trânsito ao longo dos 14,4 km que serão duplicados. Até o momento, a concessionária trabalhava na retirada de árvores e da vegetação na faixa de domínio. O valor a ser investido pela concessionária é de R$ 49,3 milhões.
“A obra integra o programa de modernização do Anel de Integração desenvolvido pelo Governo do Estado para aumentar a competitividade do Paraná e dar mais segurança aos usuários das rodovias”, afirmou o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, lembrando que no Norte do Estado já está em execução o Contorno de Mandaguari e que na Região Metropolitana de Curitiba a segunda a pista em torno de Campo Largo deve ter a construção iniciada em breve.
CUIDADOS NO TRECHO - O tráfego não sofrerá bloqueio com o início das obras, na BR 277, porém é importante que os motoristas respeitem os limites de velocidade, estejam atentos a sinalização e dirijam com a atenção redobrada, destacou o gerente de Engenharia da Ecocataratas, Jeancarlo Mezzomo. “Neste primeiro momento, o trânsito na via não será interrompido e as mudanças acontecerão apenas no momento em que começarem a construção dos viadutos”, acrescentou.
Além dos 14,4 km de duplicação, serão construídos três novos viadutos no perímetro urbano de Medianeira, um viaduto no km 667, além de uma nova ponte sobre o Rio Ocoy.
DIÁLOGO - A duplicação do trecho só foi possível graças ao diálogo entre a Ecocataratas e o Governo do Estado do Paraná. “Para agilizar a duplicação no trecho mais crítico da BR 277 no Oeste do Estado, foi feito um termo de ajuste com a Ecocataratas, enquanto as partes discutem a renegociação de todo o contrato de concessão, com inclusão de outras obras, e a duplicação completa até Cascavel”, lembrou o Diretor de Operações do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Paulo Melani. “Para renegociarmos todo o contrato de concessão precisaríamos de mais tempo e a obra não podia mais esperar. Acordamos este primeiro trecho para o início rápido e estamos discutindo todo o restante”.
COMISSÃO – A Comissão Pró-Duplicação coordenada em Medianeira pelo empresário André Matté, vibrou com o início das obras. Segundo André, um fato relevante, uma conquista. Resultado da mobilização da sociedade organizada da região, encabeçada pela Caciopar que integra as Associações Comerciais, inclusive a Acime com toda a classe empresarial. Somou-se à mobilização as lideranças, poder público e toda a população. Acrescentou o coordenador da comissão de que, só foi possível, tornar este sonho realidade pelas manifestações nas margeantes da rodovia, face os contínuos acidentes e vidas ceifadas. E em especial, pela vontade política de Beto Richa ainda quando candidato ao Governo do Estado. Eleito cumpriu o compromisso e veio a Medianeira oficializar a duplicação de Medianeira – Matelândia.
O trabalho da Comissão Pró-Duplicação continua para acompanhar o projeto de duplicação no perímetro urbano de Medianeira, quanto as adequações prometidas como local de passarelas, trincheiras e outras alterações do projeto original. (Redação com assessoria)

SECRETÁRIO DE INFRAESTRUTURA VEIO CONFERIR O INÍCIO DAS OBRAS

Estiveram em Medianeira, visitando o início das obras de duplicação da BR-277 entre Medianeira e Matelândia, o Secretário de Estado de Infraestrutura e Logística José Richa Filho, o Diretor de Operações do DER de Curitiba Paulo Milani, o Engenheiro da Rodovia Ecocataratas Jeancarlo Mezzomo e o prefeito de Corbélia e presidente da AMOP Eliezer José Fontana, acompanhados pelo vice-prefeito Ricardo Endrigo, pelo Secretário de Governo José Vani Grassi, pelo presidente da Câmara de Vereadores Jean Rogers Bogoni e por outras autoridades.
Nesta etapa serão duplicados 14,4 km e construídos três novos viadutos no perímetro urbano de Medianeira, um viaduto no km 667 e uma nova ponte sobre o Rio Ocoy. No contrato, a previsão é de 15 meses para a conclusão dos 14,4 quilômetros. (Assessoria)

Fonte:http://www.jornalmensageiro.com

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