quarta-feira, 8 de junho de 2011

Nos 50 anos de São Miguel começa a Campanha Municipio Limpo e Coleta Seletiva

Até agosto de 2014 o Ministério do Meio Ambiente pretende livrar o Brasil dos lixões a céu aberto, presentes em quase todos os municípios brasileiros. Isso é o que define o artigo nº 54 da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), regulamentado por Decreto Presidencial em 23 de dezembro de 2010. Também ficará proibido, a partir de 2014, colocar em aterros sanitários qualquer tipo de resíduo que seja passível de reciclagem ou reutilização.
Os municípios brasileiros, para se adequar a nova legislação, terão que criar leis municipais para a implantação da coleta seletiva.
A data para elaboração do Plano Nacional de Resíduos Sólidos da PNRS também está definida. Pela regulamentação, a União, por meio do Ministério do Meio Ambiente, tem 180 dias de prazo, a contar da publicação do Decreto, para elaborar a proposta preliminar do plano , com vigência por prazo indeterminado e horizonte de 20 anos, devendo ser atualizado a cada quatro. A proposta do plano será submetida à consulta pública, pelo prazo mínimo de 60 dias.
Em sua versão preliminar, o plano vai definir metas, programas e ações para todos os resíduos sólidos. O Comitê Interministerial da Política Nacional de Resíduos Sólidos, será coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente e composto por nove ministérios mais a Casa Civil e a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República.
A regulamentação definiu como se dará a responsabilidade compartilhada no tratamento de seis tipos de resíduos e determinou a criação de um comitê orientador para tratar destes casos específicos. São eles: pneus; pilhas e baterias; embalagens de agrotóxicos e óleos lubrificantes além das lâmpadas fluorescentes e dos eletroeletrônicos. O comitê orientador vai também definir cronograma para um outro conjunto de resíduos que inclui as embalagens e produtos que provoquem impacto ambiental e na saúde pública.

Fonte: http://revistagloborural.globo.com/Revista

SÃO MIGUEL DO IGUAÇU 50 ANOS

No ano em que completa 50 anos o município de São Miguel do Iguaçu começa a cumprir o Decreto Presidencial que no artigo nº 54 da Política Nacional de Resíduos Sólidos diz; "ficará proibido, a partir de 2014, colocar em aterros sanitários qualquer tipo de resíduo que seja passível de reciclagem ou reutilização.

Caminhão da Coleta Seletiva

Para fazer cumprir a lei o Prefeito Armando Polita e o vice Volnei Adamante em parceria com o Instituto Confiance, Mosca Limpeza Ambiental, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente lançou a Campanha Municipio Limpo.
Nessa campanha teremos ações a serem realizadas com a Coleta Seletiva que tem como responsavel a empresa Mosca Limpeza Ambiental gerenciada pelo empresário Marcos Murbak, Instituto Confiance conta com a Secretaria Daiane Cechinel, sendo que as duas empresas atendem em seu escritório na Rua Turvo, 144, Fone: 45-3565-6372. Essas empresas em parceria com a Prefeitura Municipal são responsaveis pela sensibilização da população,estudantes, comércio, nas residencias é feita a entrega dos sacos padronizados que são utilizados na Coleta Seletiva conforme os 05 lotes em que foram definidos os locais e dias para recolhimento do material reciclavel, sendo posteriormente levado para o barracão da Associação de Catadores de São Miguel e a Sala Verde/Educação Ambiental coordenada por Leonice Solange Lenz que atende em sala anexa a Prefeitura Municipal e no Fone: 45-3565-8131.
Prefeito Armando Polita e Nailor Polita
Os Galhos e Entulhos tem como responsavel pelo recolhimento Lucimar Borges e as informações poderão ser obtidas pelo Fone: 45-3565-6372. Essa equipe também será responsavel pela limpeza de boca de lobo, ruas, meio fio, varrição e ainda a limpeza de lotes baldios. A recolha será diaria conforme cronograma estipulado nos lotes definidos para esse trabalho.
A Iluminação Pública também faz parte do Projeto e tem a coordenação de Fábio Lange do Departamento de Obras, Fone: 45-3565-8150 e Eduardo Marioti no Fone: 45-3565-8104. Observação: Todo e qualquer pedido de/ou serviço deverá ser feito por escrito aos responsaveis desta area.
O prefeito Armando Polita disse que; " é preciso a participação de toda a nossa população nessa campanha, todos nós podemos realizar atitudes que possam fazer diferença e ajudar nosso meio ambiente, por isso vamos reciclar e manter nosso município limpo", finalizou ele.

Trabalho na Usina

Mesmo com a Coleta Seletiva sendo implantada no municipio o empresário Marcos Murback lembra que o trabalho na Usina de Reciclagem do Municipio, hoje administrada pelo Instituto Confiance e Mosca Limpeza Ambiental continua dia e noite, ele acredita que o prazo dado pelo Ministério do Meio Ambiente é suficiente para que as prefeituras criem leis e comecem esse trabalho. "A reciclagem é um fonte de renda pouca explorada não só em São Miguel, como em todo o país, sendo que essa determinação de acabar com os lixões a céu aberto até agosto de 2014 vai fazer com que o poder público e empresas privadas tenha consciência e passem a investir cada vez mais em ações e parcerias como essa que ajudem o meio ambiente, São Miguel tá no caminho certo com a campanha que vai beneficiar toda a população", afirmou Marcos. 

Reportagem e Foto: Valdir Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário